Criei esse Blog para nós que estudamos internas no Colégio Santa Dorotheia, em Pesqueira/PE nos anos de 1980 a 1983. Espero que as 40 internas deixem aqui registrado como seguiu a vida de cada uma, desde quando nos separamos até os dias de hoje, quando nos reencontramos através das redes sociais. Para que nunca mais nos separemos. A começar por mim.

28 de mai. de 2009

História e Fotos do Internato Santa Dorotéia


Em 19 de Abril de 2009 faz 90 anos de sua fundação o Colégio Santa Dorotéia. Centenas de turmas e gerações por ele passaram e foram formadas em boa educação cristã.

Chegava a Pesqueira, em 1919, um grupo de religiosas, vindas de Recife a convite de Dom José de Oliveria Lopes, primeiro bispo de Pesqueira, que muito bem conhecia a Congregação das Irmãs de Sta Dorotéia.
Logo iniciaram seus trabalhos, guiadas pela Providência, educando um bom grupo de meninas. Acolhidas em casa particular, cedida por boa família, enfrentaram muitas dificudades, como a peste que assolou a cidade na década de 20, levando a falecer algumas irmãs, o que resultou no fechamento do colégio.Mas o serviço a Nosso Senhor não podia parar, este intervalo foi muito curto. Em 1927 inaugurava-se o predio definitivo do colégio graças a contribuição de bons cristãos. De todas as partes do interior do estado chegavam moças para ali bem se instruirem. Na década de 70 passou o colégio a admitir meninos. Ainda maior quantidade de alunos a ele recorria e assim foi por tanto tempo.A missão continua. Inspiradas em seu lema, as boas irmãs dorotéias trabalham para honra e glória de Nosso Senhor, seguindo os passos de sua fundadora, Santa Paula Frassinetti (
http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_19840311_frassinetti_po.html).Escolheu Santa Paula para padroeira de sua congragação, Sta Dorotéia, Virgem e Mártir dos primeiros séculos do cristianismo que, destemidamente, assumiu O Caminho. Como sinal para os incrédulos, por meio de um anjo foi-lhe entregue flores e frutas, na árida Capadócia, no momento da sua decapitação. Somente no jardim do seu esposo, Nosso Senhor, é que encontramos vida, e vida em abundancia. Esta boa nova sempre foi constante na educação dos que passaram por este colégio.
(Santa Paula Frassinetti e Santa Dorotéia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário